Com o mundo dos negócios cada vez mais competitivo, compreender o público-alvo é algo essencial para qualquer empresa. Parece simples, mas é aí que muitas empresas falham.
Você finalmente conseguiu empreender e abrir a sua empresa. Está tudo pronto e fluindo bem, mas não há certeza a quem destinar as ações e estratégias da empresa. Definir um público-alvo pode ajudar nisso.
O que é público-alvo?
Público-alvo é o tipo de público que a sua empresa deve focar suas ações. Isso porque corresponde a parcela da sociedade a qual seu produto ou serviço pode ser útil. Ter isso definido é algo imprescindível para encontrar clientes e, até mesmo, fidelizar. Afinal, não seria positivo você gastar suas energias com quem não se interessaria pela sua empresa. Vamos a exemplos?
Se uma empresa de consultoria oferecesse seu serviço para jovens graduandos em administração, provavelmente obteria um insucesso. Afinal, é incomum que um graduando tenha um empreendimento. Agora, se essa mesma empresa de consultoria oferecesse seu serviço para pessoas que já são graduadas, a possibilidade de essa pessoa ter uma empresa que precise de uma consultoria aumenta consideravelmente. Aí está a importância de concentrar suas forças em um público-alvo.
Entretanto, há muitas variáveis para definir esse público-alvo. Não depende apenas do seu produto ou serviço. Aspectos como localização da empresa e estilo de vida das pessoas que interagem com ela influenciam diretamente na definição do público ideal.
Resultados esperados
Com seu público-alvo definido, os resultados esperados pela organização trazem benefícios que são essenciais para alcançar o sucesso. Mas afinal, quais são esses benefícios?
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Reconhecer as necessidades do possível cliente
Ao obter informações sobre seus possíveis clientes, você reconhece com antecedência as suas necessidades. Assim, torna-se possível entregar as soluções de maneira rápida e eficaz. Fidelização é a chave!
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Aprimorar a comunicação
Certamente, você não divulgaria um serviço para um jovem de 18 anos da mesma forma que para um senhor de 65 anos. Se o seu público-alvo for pessoas entre 18 a 25 anos, por exemplo, seria interessante uma divulgação nas redes sociais, de maneira um pouco mais informal e que alcance esse público. Afinal, seria menos provável, de acordo com a maioria dos usuários de redes sociais, alcançar clientes de idade avançada pelo Instagram, da mesma forma que, também, seria menos provável alcançar clientes jovens com uma publicidade em jornais impressos.
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Otimizar atendimento ao consumidor
Ainda pensando em fidelizar o cliente, quem não gosta de ser bem atendido? Ao definir o público-alvo, você pode personalizar o seu atendimento, a fim de tornar esse o mais especial possível na visão do cliente.
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Aplicar melhorias no seu produto ou serviço
Ao ter conhecimento acerca das necessidades, desejos e opiniões do público-alvo, é possível definir possíveis alterações, de modo que seu produto ou serviço melhor atenda às suas preferências. Assim, aprimora-se a experiência do cliente para com sua empresa e, até mesmo, o relacionamento com o cliente.
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Direcionar estratégias com foco no cliente
Por fim, estratégias de curto e longo prazo são essenciais para sua empresa atender seus objetivos e metas. Você deve saber – com antecedência – como se comportar diante das oscilações do mercado. Conhecendo mais sobre seu cliente, as mudanças de cenários do ambiente teriam um impacto menor, pois é possível prever quais serão as reações desses clientes diante tais mudanças.
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Tendo em vista a caracterização do público-alvo e o que se pode obter por meio de sua definição, saiba como colocar em prática estes conhecimentos e aprimorar o entendimento acerca do público-alvo.
Defina seu público-alvo
Como dito anteriormente, definir um público-alvo não é tão simples. Acima de tudo, não deve ser nada previsto aleatoriamente, as definições devem ser direcionadas por meio de números e experiências anteriores. Porém, muitos fatores podem alterar a definição do grupo ideal. Há várias maneiras de conhecer seu público-alvo, mas uma delas é realizando uma Pesquisa de Mercado.
A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta de visão estratégica, que contribui não só com a definição do público-alvo, mas também, reconhecer ameaças e tendências do mercado. Além de definir as bases estratégicas de marketing, ainda contribui para a definição de personas.
Defina suas personas
Após definir um público-alvo, é importante, também, identificar personas. Um público-alvo é algo genérico, que evidencia um grupo de pessoas que consome seu produto, sem muito detalhamento. Já as personas são personagens fictícios que são identificados semelhantemente a um representante dos grupos. É bem mais detalhado e específico, tornando o marketing mais especializado.
É interessante trabalhar com as personas, pois ter conhecimento sobre seu perfil, características e preferências possibilita auxiliar na definição de estratégias mais direcionadas e assertivas.
Texto escrito por Pedro Augusto, Consultor de Projetos da PUC Consultoria Jr.