Logo

BLOG

Inovação: o que é e como aplicar na sua empresa

inovacao

Inovação

O que é inovação?

Inovação, segundo o Manual de Oslo, é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, nas organizações do local de trabalho ou nas relações externas.

A partir de uma Cultura de Inovação espera-se que, além de reduzir custos e agregar valor ao produto ou serviço, as empresas aprimorem o desempenho de produtos ou a execução de serviços. Dessa forma, atendem novas demandas, diferenciando-se no mercado em relação aos concorrentes.

Como colocar em prática?

  1. Buscar

O primeiro passo na busca por inovação é enumerar setores da empresa que possuem falhas. Para isso, aplicar a técnica de brainstorming e ouvir os colaboradores pode ser fundamental para facilitar a identificação de melhorias.

  1. Selecionar

É de suma importância realizar a Mensuração de Desempenho e Identificação dos Fatores de Sucesso de cada projeto de inovação, levando em conta sua complexidade e os recursos disponíveis.

Nesse sentido, é necessário ordenar os projetos a partir de um Modelo de Pontuação – analisando vários critérios simultaneamente – , como por exemplo:

  •         Alinhamento estratégico;
  •         Retorno financeiro;
  •         Alavancagem estratégica;
  •         Probabilidade de Sucesso Comercial;
  •         Probabilidade de Sucesso Técnico;
  •         Relevância Social.

Em um bom modelo, estas pontuações são multiplicadas por pesos de cada critério e somadas. A partir disso, gráficos de bolha podem ser construídos para facilitar a comparação.

  1. Implementar

Assim, as melhores ideias podem ser implementadas por meio da Gestão de Projetos, utilizando metodologias como PMBOK ou Scrum. Por fim, após realizar teste e validação, tem-se como resultado um melhor acompanhamento das etapas e identificação de obstáculos no decorrer do percurso, minimizando riscos e custos.

Clique aqui e diferencie-se no mercado em relação aos concorrentes.

[rock-convert-cta id=”2263″]

Material Complementar

O livro Desdobramento da Função Qualidade na Gestão de Desenvolvimento de Produtos, dos autores Lin Chih Cheng e Leonel Del Rey de Melo Filho, traz técnicas, estratégias e parâmetros para construção de sistema de desenvolvimento de produto inovador nas organizações.

Texto escrito por Arthur França, Consultor de Projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 28/03/2019 / Categoria: MAPEAMENTO E OTIMIZAÇÃO /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco