Entenda como essa ferramenta pode ser a chave para que seu negócio volte a crescer.
É relativamente normal que chegue um ponto em que sua empresa tenha um pico de crescimento, e logo depois comece a estagnar. Mas, essa estagnação pode ocorrer por diversos fatores, dentre eles a falta de análise mercadológica, tanto dos seus concorrentes quanto de sua própria empresa.
Consequentemente, a organização deixa de se atualizar constantemente sobre as mudanças, estratégias e diferenciais que seus concorrentes estão adotando, e deixa de enxergar as principais dificuldades e problemas internos provenientes dessa falta de atualização. Porém, há maneiras de solucionar esse problema, e a mais objetiva e pontual, corresponde aos 4P’s do marketing.
Essa ferramenta de análise, nos possibilita possuir uma visão a respeito do posicionamento da sua empresa e dos seus concorrentes sobre 4 perspectivas, que são o produto, preço, praça e promoção. Com isso, esses quatro parâmetros nos mostram onde estão nossas principais dificuldades e acertos, e em quais áreas é preciso atuar para melhorar ou manter a qualidade e o diferencial.
Posicionamento da empresa X concorrentes
Para compreender melhor como esses fatores estabelecem uma comparação entre a sua empresa e concorrentes, é necessário saber o que cada um deles analisa:
Produto
É o produto ou serviço que é oferecido pela empresa. Mas o foco principal é entender o que está atribuído ao produto. Assim, é preciso identificar quais necessidades e desejos o seu produto atende, e compreender qual o nível de valor que o seu cliente concede a ele.
Preço
É com esse fator que se analisa qual é o valor cobrado pelo seu produto ou serviço ofertado. É saber quanto é cobrado, como é cobrado, quais são as formas de pagamento, como seu preço se compara em relação aos concorrentes, quanto seus clientes estão dispostos a pagar.
Praça
O fator praça tem relação direta com a forma com que o produto/serviço chega até o consumidor. Ou seja, se é por meio de um lugar fixo, pela internet ou até mesmo o serviço de delivery, trata-se da forma como o cliente tem contato com o produto.
Promoção
Analisa como a organização busca promover a marca, ou seja, realizar uma “mensagem” de marketing adequada ao público-alvo. Portanto, ajuda a identificar como os seus clientes sabem e aprendem sobre o seu produto, analisando quais abordagens as empresas realizam para esse fim.
A partir disso, é importante ressaltar que essa mesma análise, é aplicada para os concorrentes de um empreendimento. Dessa maneira, se torna essencial que sejam traçados quais são os principais concorrentes que a organização quer obter informações para fazer as comparações.
Cliente oculto
Mas como obter as informações da concorrência para elaborar os 4P’s do Marketing? Uma das maneiras mais efetivas é por meio do cliente oculto, que se trata de fazer uma pessoa se passar por um cliente, e mostrar que está interessado nos serviços do concorrente. Para isso, é extremamente importante de se fazer as perguntas certas para obter as informações necessárias. Assim, é preciso listar os fatores que serão analisados, e formular previamente as perguntas que serão feitas. Isso garante uma análise mais criteriosa, e a obtenção de informações mais assertivas do concorrente.
Administre os resultados
Toda essa análise possui uma finalidade, que é de estabelecer melhorias e mudanças para que o seu empreendimento não fique estagnado e abaixo dos seus concorrentes. E para isso, é necessário elaborar e aplicar medidas que solucionem seus problemas.
Dessa maneira, para que seja possível traçar estratégias pontuais, primeiro, é necessário organizar a sua coleta de dados e identificar os pontos de dor da sua empresa. Assim, anote tudo, crie um relatório com detalhes sobre os resultados obtidos, faça tabelas comparativas, e mostre para todos os seus colaboradores.
Com isso, é importante deixar os seus funcionários a par do que está acontecendo na empresa, e dos problemas internos identificados. Essa atitude pode auxiliar até mesmo para que os próprios colaboradores apontem estratégias para compor o seu plano de ação.
Plano de ação baseado nos 4P’s do marketing
Somente após analisar criteriosamente os dados é que se torna possível passar para a parte mais importante da análise, que como dito, é o plano de ação, que corresponde a o que deve ser feito para que sua empresa volte a crescer. Assim, nessa fase, utilizar de ferramentas como a Matriz Swot, que propõe como podemos utilizar dos fatores internos e externos como oportunidades para solucionar problemas, é uma forma de facilitar a criação de medidas a serem tomadas. Outra metodologia de apoio, é a Matriz Gut, que ordena por urgência quais as medidas que devem ser tomadas primeiro.
Analise profundamente a sua empresa
Realizar esse tipo de análise é algo realmente complexo, já que a maioria dos empresários não têm disponibilidade de tempo ou mesmo o conhecimento e a percepção necessárias para coletar e interpretar adequadamente os resultados. Assim, contar com ajuda profissional pode ser essencial para conseguir elaborar as estratégias precisas para sua empresa, pois os 4P’s do Marketing são somente um dos passos para te ajudar a sair da zona de estagnação.
Assim, para voltar efetivamente ao processo de crescimento, somente se ater a analisar você em comparação à sua concorrência, pode não ser o suficiente, exigindo análises e informações muito mais aprofundadas que são concedidas por Planos de Marketing por exemplo. Portanto, não poupe esforços e não espere seus concorrentes deixarem você para trás, faça a sua empresa sair da estagnação.
Texto escrito por Guilherme Imbroisi, Consultor da PUC Consultoria Jr.